Home

Imagem

Foi uma daquelas decisões que tomámos antes de nasceres: doar o sangue do teu cordão umbilical para o banco público de células estaminais. Sabemos que isso poderá nem sequer ser-te útil no futuro e até há uma probabilidade de nunca vir a ajudar ninguém, mas só a mera possibilidade de poder salvar a vida a uma criança num sítio completamente remoto levou-nos a recorrer ao serviço público.

Soubemos por acaso que o LusoCord ainda existia, numa das várias sessões de preparação para o parto. O enfermeiro encarregou-se de negar os rumores de que esse serviço já não existia e acrescentou que era gratuito.

O resto do processo foi simples: contactámos o LusoCord, que nos enviou o kit para recolha do sangue quando nascesses. Apenas teríamos de o entregar no Centro de Histocompatibilidade do Norte. Assim foi, sem qualquer custo adicional. Durante vinte anos as tuas células estarão criopreservadas e disponíveis para uso de quem seja, em Portugal ou noutro qualquer país do mundo.

Dizem-me que este processo de criopreservação fica muito caro ao Estado e que o Banco pode acabar por ser privatizado. Por estes dias a incerteza é total: a directora demitiu-se, o banco está a ser repensado e as células que lá estão depositadas são cobiçadas por empresas privadas, que fazem da doação um negócio.

A verdade é que o actual Governo pouco interesse tem em manter o LusoCord e nada faz para o promover. Antes mesmo de fechar, o banco público não tinha publicidade nos hospitais, ninguém nos informava que existia e ainda nos deparávamos na sala de espera do serviço de obstetrícia com os panfletos dos concorrentes que cobram mil euros ou mais para fazer o que no público é gratuito.

Viver numa sociedade capitalista tem as suas virtudes, mas a desregulamentação torna-a egoísta, distorcendo valores e colocando a soberba como elemento primordial.

Tu pudeste ser dador desde pequenino. Outros terão de pagar, muito, para poder ser como tu. Espero que um dia também possas ser dador de sangue e de medula óssea como os teus pais. E não tenhas de pagar por isso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s